Notícias Voltar

AGENTES COMUNITÁRIO DE SAÚDE PROMOVEM AÇÃO DE COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUEAGENTES COMUNITÁRIO DE SAÚDE PROMOVEM AÇÃO DE COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE

20/03/2024 Assessoria de Comunicação

Na terça-feira (19/03), os Agentes Comunitários de Saúde - ACS, realizaram na área urbana de Lagoão, uma ação no combate ao mosquito Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue. A ação consistiu em ir de pátio em pátio, vistoriando e eliminando locais e objetos com água parada, que é onde o mosquito se prolifera.

Na próxima segunda- feira, (25/03), a ação terá continuidade, e a intenção é visitar todas as residências, fazendo orientações e eliminando os reservatórios menores que conseguirem eliminando a água parada e tratando aqueles recipientes maiores, e anotando todas as residências e seus respectivos focos encontrado.

"Além disso estamos aproveitando para fazer um levantamento dos locais com esgoto a céu aberto, entulhos e pneus abandonados nos terrenos baldios, para na sequência fazer a retirada dos mesmos e alertar os donos sobre o perigo da exposição desses objetos abandonados a céu aberto". Relataram os Agentes.

É solicitado a colaboração de todos os moradores, para que ajudem no combate ao mosquito, limpando seus terrenos e eliminando locais com água parada. Essa ação deve ser feita pelo menos uma vez por semana, para interromper o ciclo do mosquito, que é de sete a dez dias. Cabe destacar ainda que a responsabilidade da limpeza dos pátios é responsabilidade do proprietário, caso haja reincidência o morador poderá ser notificado e responsabilizado.

RECOMENDAÇÕES

- Galões, tonéis, poços, latões e tambores devem ser vedados para evitar o acúmulo de água e a entrada do mosquito.

- Objetos que podem acumular água devem ser eliminados. Se não for possível, os pneus, por exemplo, devem ser guardados em locais cobertos, e as garrafas vazias armazenadas com o bocal para baixo.

- Em quintais e áreas de serviço, os baldes devem ser guardados virados para baixo, para evitar acumular água.

- As bandejas do ar condicionado devem ser limpas para impedir que a água fique represada. Outra opção é descartar a bandeja.

- É importante evitar também o acúmulo de água em bandejas de geladeira.

- Elimine vasos de planta, para não juntar água. É possível também mantê-los, mas com a indicação de preencher com areia e limpá-los toda semana com remoção mecânica de qualquer vestígio do inseto.

- No caso de plantas que acumulam água, como bromélias, é indicado esvaziá-las semanalmente virando o vaso para que escorra.

- Lonas que são usadas para cobrir objetos devem ser mantidas bem esticadas, para evitar a formação de poças.

- Piscinas e fontes devem ser limpas e tratadas com produtos específicos.





Compartilhar:
| WhatsApp