Notícias Voltar

CRAS (PAIF), COMPLETA 20 ANOS DE ATIVIDADE EM LAGOÃO Secretaria Municipal de Assistência SocialCRAS (PAIF), COMPLETA 20 ANOS DE ATIVIDADE EM LAGOÃO Secretaria Municipal de Assistência Social

21/03/2024 Assessoria de Comunicação

O Programa de Atendimento Integral às Famílias (PAIF), completa 20 anos em 2024. O Paif, conhecido como “A Casa das Famílias”, de Financiamento Federal, foi uma indicação parlamentar, nosso município foi o 13º município no Estado do Rio Grande do Sul a receber o projeto e o primeiro no Centro Serra.  O Paif chegou antes mesmo do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), que foi implantado em seguida, o município de Lagoão já tinha na assistência social, uma assistente social, depois veio uma psicóloga e por muitos anos o recurso recebido servia para pagar a assistente social e a psicóloga que compunha a equipe técnica e também bancava todas as oficinas do projeto, nestes 20 anos o recurso nunca foi reajustado, hoje o município precisa arcar  com grande parte das despesas para manter o equipamento funcionando.

A equipe técnica tem um trabalho conjunto de longa data, de mais de 18 anos, Andréia Marchese, assistente social e coordenadora do CRAS, participou de toda a instalação do equipamento e viu ser implantado todos os serviços que são ofertados no equipamento, junto com suas colegas Ângela Guindani, assistente social e Ana Lediane, psicóloga. Nossa equipe é pioneira nos atendimentos, e na implantação de Programas e Projetos Federais e Hoje faz parte do grupos de profissionais que lutam por um orçamento a nível Federal, pois uma política tão importante precisa destinar mais recurso para desenvolver as atividades, precisa valorizar quem trabalha todo dia com os que menos tem é mais precisam.

Nestes 20 anos de caminhada vimos muitos progressos, na comunidade, principalmente na  rural, pois o PAIF tem grupos em todas as localidades, o último Censo do IBGE sinalizou progresso em nossos índices de desenvolvimento, a pesar de não haver ainda a divulgação dos dados sociais, mas isso é fruto de muito trabalho dos profissionais que atuam no município de Lagoão em todas as áreas, inclusive aqui, na assistência social. Os grupos atendidos são integralmente femininos desenvolvem temática variadas, com temas que tem vistas a prevenção, que é a primícia dos CRAS, levamos ao conhecimento das mulheres temas como Direitos sociais, deveres, violências, contra mulher e intrafamiliar(criança, adolescente, idoso) depressão, suicídio, alimentação saudável. Atualmente estão sendo atendidas 180 famílias em grupos, destas em média 50 famílias são acompanhadas em visitas familiares, e as demais em atendimentos pontuais, mas os atendimentos não se limitam ao PAIF temos o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que contam com mais de 300 atendidos, entre crianças, adolescentes e idosos, estes participam de projetos de esportes e lazer, tendo como princípio o fortalecimento de laços familiares e convivência comunitária, todos os grupos recebem acompanhamento psicossocial(psicólogo e assistente social), seja no grupo, ou individual se for o caso.

 A comunidade geral também é atendida, pois a assistência social é “para quem dela precisar”, é princípio da Lei orgânica da Assistência Social no geral temos em atendimento em média 75 famílias com atendimento psicossocial e aproximadamente 250 famílias com atendimentos pontuais(eventuais) por busca ativa, espontânea ou acessando o CRAS  por encaminhamentos de rede, visto que em Lagoão não tem o CREAS,  as demandas como estas desafiam todos os dias nossa equipe, pois foge da nossa competência, tendo em vista as ações já desenvolvidas  e o Estado não está visualizando essa necessidade, sobrecarrega os equipamentos. O CRAS também é parte da rede Municipal de Atendimento, auxiliando nas secretarias municipais de Saúde, Educação, Conselho Tutelar, pois são atendimentos comuns e que necessitam de acompanhamento conjunto para obter resultados mais concretos.

Nossas técnicas executam os benefícios eventuais, por morte, nascimento (apoio ao grupo de gestantes), segurança alimentar e de moradia, encaminhamos de passe livre intermunicipal, e BPC encaminhados às pessoas com deficiência e idosos com mais de 65 anos que nunca contribuíram, esses encaminhamentos são feitos no site do meu Inss, além de assessoria a benefícios já encaminhados e acompanhamento de processos no meu Inss,  damos apoio às campanhas de cidadania, neste momento estamos apoiando as mulheres com o acesso ao programa dignidade menstrual.

No espaço do CRAS também temos o Cadastro Único que dá acesso aos programas como Bolsa família e inúmeros de outros programas que usam a base do Cadastro Único, diariamente são atendidas aproximadamente 17 pessoas para atualizar, verificar sua situação cadastral e efetuar novos cadastros, dando uma média mensal de 374 atendimentos só nesse setor.

Há muito tempo a assistência social existia somente para fazer assistencialismo, “Dar Ajuda”, os CRAS vieram para mostrar às famílias suas potencialidades, e que elas precisam buscar por seu protagonismo, a superação dos índices só vem comprovar que este trabalho está dando resultados. O trabalho social é um trabalho que ninguém vê, é silencioso, não existe grandes progressos, não se muda comportamentos com curtas passagens de tempo, até porque estamos lidando com pessoas, sentimentos, cultura, necessidades e essas questões não podem ser expostas.

O que nos deixa feliz é que os resultados têm vindo e se você não sabe o que é o que faz um CRAS, procure nosso espaço, pois além de ser o pioneiro da região temos um espaço adequado, dentro das normativas do Governo Federal, e que temos ainda muito a desenvolver dentro de nossa comunidade, com apoio de todos poderemos expandir ainda mais nossos atendimentos, a nossa equipe.

O CRAS Lagoão tem muito orgulho desses 20 anos e de estar em todas nossas comunidades, levando informação e esperança a quem precisa e mostrando horizontes a nova geração de munícipes.


Encerramos dizendo que somos gratos aos gestores que passaram por esse setor, que acreditaram em nosso grupo, aos prefeitos e secretários que conosco trabalharam, acreditando que o caminho para o sucesso é acreditar nas potencialidades das pessoas, o CRAS é apolítico, apartidário, ele existe e desenvolve ações em todo tempo, por isso somos referência para nossa comunidade, até mesmo regional.

Texto: Andréia Marchese.





Compartilhar:
| WhatsApp