Notícias Voltar

PONTE DA INTEGRAÇÃO ENTRE LAGOÃO E GRAMADO XAVIER FOI INAUGURADA PONTE DA INTEGRAÇÃO ENTRE LAGOÃO E GRAMADO XAVIER FOI INAUGURADA

01/08/2023 Assessoria de Comunicação

Foi realizado na manhã do sábado (29/07), a inauguração oficial da Ponte da Integração, Ponte sobre o Rio Pardo na divisa entre Lagoão e Gramado Xavier. A solenidade foi prestigiada pelos executivos dos dois municípios, autoridades locais, regionais e estadual. contou ainda com presença de Deputados Federais e Estadual e com a presença de aproximadamente mil pessoas e a participação de um grupo de cavalarianos de Lagoão e outro de Gramado Xavier.

Antes dos pronunciamentos das autoridades, houve um momento simbólico, que foi o encontro dos dois grupos de cavalarianos na margem do rio, sendo que um representante de cada grupo se encontraram no meio da ponte, onde houve o hasteamento das bandeiras dos dois municípios no meio da ponte. Num gesto de amizade o cavaleiro de Lagoão hasteou a bandeira de Gramado Xavier, e o de Gramado Xavier hasteou a de Lagoão. Foi acertado entre os prefeitos que as bandeiras permanecerão hasteadas no local.

Logo após teve pronunciamento de autoridades dos dois municípios e de deputados presentes. Em seguida ocorreu o corte da fita sobre a ponte e o ato de abertura oficial do trânsito sobre a mesma.

A ponte sobre o Rio Pardo, ligando as localidades de Arroio do Sapo – Lagoão, e Linha Costa do Rio Pardo – Gramado Xavier, situado na divisa dos dois municípios, é uma demanda antiga das localidades próximas. Moradores mais antigos da região afirmam que já houveram tratativas para essa ligação há 30 anos, mas nunca havia saído do papel.

Com a conclusão da Ponte da Integração, Lagoão tem um acesso à RSC 153, rodovia chamada de corredor da exportação, encurtando a ligação com Gramado Xavier, Santa Cruz do Sul e Porto Alegre em no mínimo 30 km. Encurtando também a ligação de Gramado Xavier com Lagoão, Segredo e Sobradinho.

Os municípios de Lagoão e Gramado Xavier, fizeram um grande investimento para a execução deste projeto. Pois além do investimento na ponte, foram investidos consideráveis recursos na melhoria das estradas de acesso à ponte.

A construção da ponte teve o custo de R$ 481.031,74, divididos entre os dois municípios.

A Ponte da Integração foi doada pelo DAER, tem 27 metros de extensão e permite a passagem de apenas um veiculo por vez. Está situada a 14 km do centro de Lagoão e 14 km do centro de Gramado Xavier. E a 7 km da RSC 153. O Acesso à Lagoão via Ponte da Integração, para quem vem da de Santa Cruz do Sul, é feito 200 metros antes do trevo de Gramado Xavier.

Para quem vai de Lagoão a Gramado Xavier e região de Santa Cruz do Sul, o acesso é feito na entrada para a Ronda Alta/Arroio do Sapo.